Brasil

Pai de ex-assessor de Bolsonaro depõe à PF sobre venda de joias sauditas

Pai de ex-assessor de Bolsonaro depõe à PF sobre venda de joias sauditas

O general Mauro Lourena Cid, pai do tenente-coronel Mauro Cid, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro, chegou à Polícia Federal (PF) em Brasília na tarde desta terça-feira (26) para prestar depoimento.

Lourena Cid foi chamado para esclarecer o inquérito que investiga a venda de joias sauditas dadas ao governo brasileiro durante o mandato de Bolsonaro. As joias, que incluíam um kit da marca Rolex, um anel, abotoaduras e um rosário islâmico, foram vendidas nos Estados Unidos.

Segundo investigações da PF, a negociação dos itens começou em junho de 2022. O Tribunal de Contas da União (TCU) entende que esses presentes deveriam ter sido incorporados ao acervo do Estado brasileiro, e não tratados como bens pessoais.

Mauro Cid, filho de Lourena Cid, era um dos principais assessores de Bolsonaro e também é investigado no caso das joias. Ele está preso preventivamente desde a semana passada por ter quebrado medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O fato de as investigações terem chegado até o pai foi um dos motivos que levou Mauro Cid a firmar acordo de delação premiada com a PF. No acordo, ele fornece informações sobre as investigações em troca de uma eventual redução de pena.

Outras investigações

Além do caso das joias, Mauro Cid também é investigado por:

  • Tentativa de golpe de Estado: O ex-assessor é acusado de participar de atos antidemocráticos e de tentar pressionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a anular o resultado das eleições de 2022.
  • Fraude nos cartões de vacina: Cid é investigado por supostamente ter falsificado o cartão de vacina de Bolsonaro para incluir a dose de reforço contra a Covid-19.
  • A delação premiada de Mauro Cid pode trazer novos elementos para as investigações que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O post Pai de ex-assessor de Bolsonaro depõe à PF sobre venda de joias sauditas apareceu primeiro em Paraíba Já.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *